Baixo Jaguaribe a beira do colapso no abastecimento de água

A Região do Baixo Jaguaribe, vive dias de incertezas. Abalada pela Situação hídrica atual a bacia que abastece as cidades de Alto Santo Ibicuitinga Jaguaruana Limoeiro do Norte Morada Nova Palhano Quixeré Russas São João do Jaguaribe Tabuleiro do Norte. está apenas com 0,94%, de sua capacidade. com uma população estimada em 2005 pelo IBGE em 313.662 habitantes. a Região está prestes a viver um colapso no abastecimento de água.

Situação Hídrica do Ceará

Loading...

Os 155 açudes monitorados pela Cogerh, distribuídos em 12 bacias hidrográficas, cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresentam volume de 1,71 bilhões m³, o equivalente a 9,16%. A situação mais crítica é da bacia dos Sertões de Crateús, com 0,47%. Em seguida vem a bacia do Baixo Jaguaribe, com 0,94%, e a do Banabuiú, com 2,76%, onde estão situados o Pedras Brancas e o Arrojado Lisboa. A reserva em melhor situação é a da bacia do Coreaú, com 62,03%, seguida da bacia do Litoral, com 44,99%.

O quadro é desolador. 

O mais grave é que não temos nenhum planejamento hídrico para combater esse caos. Só uma providencia divina para nos salvar.
Baixo Jaguaribe