Ceará registra chuvas de até 132 mm nesta terça-feira

As chuvas banharam 78 municípioscearenses entre as 7h da segunda-feira até 7h desta terça-feira (13). O maior volume foi registrado pela cidade de Morrinhos, no Litoral Norte do Estado, com 132 milímetros, segundo números divulgados hoje pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Além de Morrinhos, chuva acima dos 100 mm também foi vista na cidade de Martinópole, também localizada no Litoral Norte do Ceará. Outras precipitações intensas foram registradas em Massapê, também no Litoral Norte, com 89 mm, e Viçosa do Ceará, na região da Ibiapaba, com 85 mm.

Para esta terça de Carnaval, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões, devido a uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre (Zona de Convergência Intertropical), principal sistema indutor de chuva no Ceará, além da presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Neste mês, Ibiapaba vem sendo a região com a maior quantidade de chuvas, com destaque para Tianguá, Graça, Ubajara, São Benedito, Ibiapina e Ipueiras.

Veja lista de cidades onde mais choveu

- Morrinhos (Posto: Morrinhos) : 132.0 mm

- Martinópole (Posto: Martinopole) : 117.0 mm

- Massapê (Posto: Gameleira) : 89.0 mm

- Viçosa Do Ceará (Posto: Manhoso) : 85.0 mm

- Marco (Posto: Marco) : 75.0 mm

- Bela Cruz (Posto: Bela Cruz) : 70.0 mm

- Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 68.2 mm

- Ererê (Posto: Erere) : 68.0 mm

- Ererê (Posto: Acude Santa Maria) : 68.0 mm

- Granja (Posto: Pessoa Anta) : 65.0 mm
chuva