Operação em Quixeramobim apreende pistola, rifles, e escopetas

Nove pessoas foram capturadas, nove armas de fogo e um simulacro foram apreendidos durante uma operação comandada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio de suas vinculadas, Polícias Civil e Militar, Perícia Forense e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Denominada “Narcos”, a ofensiva ocorreu na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central, nesta quinta-feira (10). A aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) deu apoio aos 140 profissionais de segurança, que atuaram em 45 viaturas.

Para o secretário da SSPDS, André Costa, que participou da investida, “o principal objetivo da ação foi prender pessoas, que se travestem de comerciantes na cidade, mas atuam principalmente nos crimes de tráfico de drogas, homicídios e roubo de veículos”.

As investigações, que estavam a cargo da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), com o apoio da Delegacia Municipal de Quixeramobim, resultaram nos cumprimentos de 37 mandados de busca e apreensão, que tiveram como alvos, imóveis e comércios pertencentes a pessoas suspeitas de participação em delitos; e sete mandados de prisão.

Operação em Quixeramobim apreende pistola, rifles, e escopetas

No total, foram apreendidas nove armas de fogo, sendo três revólveres, uma pistola, três rifles, duas escopetas, além de um simulacro. Um rádio de comunicação semelhante ao utilizado pela Polícia também foi apreendido.

Em um dos imóveis abordados, os profissionais de segurança foram recebidos a bala por suspeitos, que estavam com uma escopeta calibre 12. Os autores dos disparos foram presos imediatamente pelas equipes policiais, sendo estes identificados por Francisco Gleyson Crissostenes Fernandes, 34 anos, e Glailson Crisostomo Fernandes, 26 anos. Eles foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Ao longo da “Narcos”, foram presos, ainda, Clebiano Barbosa de Sousa, 25 anos, Antonio Fernando Soares Brilhante, 54 anos, Wellington Ferreira de Queiroz, 20 anos, José Danilo Vitor de Araújo, 22 anos, Luis Nogueira dos Santos, 25 anos – com passagem por roubo, homicídio consumado e tentado; e Michael Sylvestre Ter, 21 anos.

Animais silvestres; materiais, como relógios e tablets; veículos de procedência duvidosa, e uma quantia no total de aproximadamente R$ 22 mil também foram localizados e encaminhados a unidade de Polícia Civil municipal.

Um nono indivíduo, identificado por Antônio Ulisses Crisostomo Fernandes – conhecido por “Irmão Doido” – foi preso por policiais civis da DCTD. Ele é investigado por comprar produtos oriundos de roubo e revendê-los em comércios do município. Inclusive, “Irmão Doido” pertence à família de um suspeito, que se encontra foragido, e que é proprietário de uma mansão na cidade. Imóvel, este, que também foi revistado durante a operação, onde foram localizados três carros de luxo.

Por fim, as revistas se estenderam até a Cadeia Pública da cidade, onde foram apreendidos 43 aparelhos celulares e entorpecentes – 21 trouxinhas de cocaína e quatro pedras de crack. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia Municipal de Quixeramobim, onde os inquéritos policiais foram instaurados. “Irmão Doido” foi conduzido à sede da DCTD, em Fortaleza, que dará continuidade ao trabalho de investigação. 

Operação em Quixeramobim apreende pistola, rifles, e escopetas